Éléments hors-série, 4: Notre meilleur ennemi
Os Estados Unidos sob o microscópio de 50 anos dos arquivos da Éléments
Enquanto a América de Donald Trump exibe mais uma vez a sua força, bate com o punho na mesa e parece determinada a reconectar-se com o seu “destino messiânico” de “polícia do mundo”, a revista Éléments publica a sua quarta edição especial dedicada à sua visão do império americano, baseada numa seleção de artigos que abrangem mais de 50 anos de publicações. Entrevistámos Xavier Eman, editor desta edição excepcional, que oferece uma perspectiva mais ampla sobre os acontecimentos actuais mais urgentes.
Éléments: Dirigiu esta edição especial, que reúne artigos com 50 anos dos arquivos da Éléments. O que mais lhe chamou a atenção ao reler estes textos, alguns deles já bastante antigos, à luz do segundo mandato de Trump? Há alguma análise (de Alain de Benoist, Guillaume Faye ou outros…) que se tenha revelado particularmente profética ou, pelo contrário, que tenha necessidade de ser ajustada?
Xavier Eman: O que me chamou a atenção foi a notável coerência geral dos artigos dedicados aos Estados Unidos e a relevância de uma crítica que vai muito para além das contingências circunstanciais ou dos epifenómenos para se concentrar nas invariáveis, nas continuidades históricas, ideológicas, culturais e geopolíticas — tudo o que, para além das “mudanças políticas”, da evolução do discurso e das particularidades desta ou daquela personalidade, forja o “ADN” dos Estados Unidos e a sua relação com o mundo.
O título “Os Nossos Melhores Inimigos” resume a posição histórica da Nova Direita em relação aos Estados Unidos? Como conciliar a admiração por certos aspectos do poder americano (dinamismo, inovação, espírito pioneiro) com uma crítica fundamental ao americanismo como modelo civilizacional imposto à Europa?
Embora um título seja sempre algo redutor e simplista, creio que resume muito bem a posição geral da Nova Direita. Ilustra esta relação complexa, composta por uma admiração lúcida por certos traços do génio americano e por uma crítica radical ao “americanismo” enquanto ideologia universalista que homogeneíza e dissolve identidades específicas, sobretudo as europeias, através do seu “soft power” e da exportação da sua subcultura consumista. Não se trata de uma americanofilia ingénua nem de um antiamericanismo visceral e sistemático, mas de uma posição imbuída de realismo geopolítico e civilizacional.
Nesta edição especial, destacamos esta admiração selectiva: por certos filmes de Hollywood, pela literatura (Faulkner, Hemingway), pela música popular (jazz, rock, country…), pela exploração espacial ou por Silicon Valley nos seus primórdios, quando ainda representava um certo sonho tecnológico em vez de uma ferramenta para a vigilância global e o controlo mental. O próprio Trump, no seu segundo mandato, com o seu pragmatismo brutal, a sua política “América Primeiro” e a sua rejeição dos neoconservadores intervencionistas, ilustra esta vitalidade: rompe com um certo messianismo liberal e obriga a Europa a libertar-se da sua vassalagem atlanticista.
Mas esta relativa “admiração” termina onde o americanismo começa como um modelo civilizacional imposto. Não se trata da América real, diversa e contraditória, mas antes da ideologia que dela emergiu: um universalismo abstracto, uma mistura de puritanismo e filosofia iluminista, que vê o homem como um indivíduo desligado das suas raízes, um mero consumidor à deriva num mercado globalizado, e a América como a “nova Jerusalém” encarregada de exportar a democracia, os direitos humanos e o estilo de vida consumista para todo o planeta.
Esta edição enfatiza a vassalagem entre a Europa e os Estados Unidos. Com as convulsões geopolíticas do segundo mandato de Trump, vê uma oportunidade real para a Europa se emancipar, ou pensa que os reflexos atlantistas continuam profundamente enraizados, mesmo num segmento da direita?
As mudanças geopolíticas provocadas pelo segundo mandato de Trump têm, de facto, pelo menos o mérito de confrontar claramente os líderes europeus com as suas responsabilidades. O fim da ficção do “escudo americano”, o desprezo demonstrado pelos dirigentes dos EUA por uma “velha Europa” considerada exausta e definitivamente corroída pela ideologia esquerdista e etno-masoquista, deveria logicamente provocar uma reacção de orgulho e vitalidade na Europa. Houve alguns passos hesitantes, mas foram tímidos; não se escapa facilmente a décadas de vassalagem e domesticação. Para que ocorra uma verdadeira ruptura, seria sem dúvida necessária uma substituição massiva de uma classe política cuja mentalidade de subjugação, mesmo de submissão paga aos Estados Unidos, está tão enraizada que é impossível reformá-la. Seria também necessário que a União Europeia se visse não apenas como uma engrenagem no mercado global, mas como uma entidade política e civilizacional genuína. Obviamente, ainda estamos longe disso, mas talvez um pouco menos do que há alguns anos.
Esta edição especial está a ser lançada numa altura em que os Estados Unidos parecem altamente disruptivos (Trump 2.0) e confrontados com as suas próprias divisões internas. Na sua opinião, qual é a principal lição que os leitores europeus devem retirar destes 50 anos de observação dos Estados Unidos para considerar o futuro do nosso continente?
Que os Estados Unidos não são o “Grande Satã” nem um modelo a copiar ou a seguir, mas um concorrente, um adversário, talvez o mais formidável, em questões económicas, geopolíticas e culturais. Compreender que os EUA, de forma insidiosa e muitas vezes indolor, atacaram a identidade europeia e, por conseguinte, francesa, de forma mais segura e profunda do que as vagas de migração em massa que, através do seu antagonismo radical e muitas vezes violento, provocam reações naturais e instintivas de autodefesa. Quando uma (sub)cultura altera a forma como nos vestimos, comemos, falamos, nos divertimos (música, séries de TV, filmes…), consumimos e sonhamos (a fantasia de Hollywood…), podemos legitimamente considerar que nos colonizou por completo.
Para nos libertarmos desta dominação, é também essencial compreendermos o que diferencia ontologicamente a Europa dos Estados Unidos e porque é que os americanos não são simplesmente “europeus que falam inglês”, mas um povo que forjou a sua identidade na ruptura radical e na oposição à Europa.
Neste sentido, os Estados Unidos são, de facto, o nosso “melhor inimigo”: obrigam-nos a escolher entre a submissão e o renascimento.
[à venda no El Corte Inglês de Lisboa ou na loja da Éléments]
Índice de Notre meilleur ennemi
Hors-série n°4
04 Jean Cau dit «non» à l’Amérique
Par Robert de Herte
09 Pour en finir avec la civilisation Occidentale
Par Guillaume Faye
17 Mourir pour des pétrodollars ?
Par Pierre Vial
24 L’Amérique c’est Carthage
Par Robert de Herte
26 Quand l’Amérique était belle
Par Michel Marmin et Paul Masquelier
32 L’Amérique que nous aimons
Par Robert de Herte
35 États-Unis le maintien d’une puissance
Par Alain de Benoist
44 Le cri d’alarme de Matthew Crawford
Propos recueillis par Ethan Rundell
54 Washington contre de Gaulle
Par Christian Brosio
58 New York, New York Par Marc Hocine
62 La fin du dollar roi, rendez l’argent !
Par Guillaume Travers
68 La guerre du droit aura bien lieu
Par Pascal Eysseric
73 Le projet satanique d’Anton LaVey
Propos recueillis par Pascal Eysseric
77 Que reste-t-il de Theodore Kaczynski ?
Par Pierre Saint-Servant
80 Les racines religieuses du wokisme
Par François Bousquet
84 L’OTAN se battra jusqu’au dernier Ukrainien
Par Hervé Juvin
89 Chine-États-Unis : la guerre des infrastructures
Par Guillaume Travers
94 L’antilibéralisme anglo-saxon
Par Thomas Hennetier
101 Qui est Elon Musk ?
Par François Bousquet
111 Yellowstone, la série événement
Par François-Xavier Consoli
115 La séparation plutôt que la sécession
Par Lionel Rondouin
