Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O caso Fakir segundo os antifascistas: da vitimização à nova luta de classes

Michele Cucchi in Il Primato Nazionale 

A 19 de Julho, Abderrahim Fakir, um marroquino de 43 anos, morreu em Bolonha após uma intervenção policial para o conter após um ataque de fúria que resultou na destruição de um automóvel. O destino quis que a sua morte coincidisse com o aniversário do assassinato de Carlo Giuliani, o ativista antiglobalização de extrema-esquerda que morreu durante a cimeira do G8 em Génova, em 2001. A extrema-esquerda aproveitou esta coincidência, devastando a cidade de Bolonha e explorando um dos seus temas mais recentes: a interseccionalidade da opressão.

Da morte de Fakir à luta contra o Estado

Na lógica antagónica, existe um fio condutor oculto que liga os dois acontecimentos: o próprio conceito de Estado. Ao contrário do que a narrativa da Guerra Fria poderia fazer crer, o marxismo não é, pelo menos em teoria, uma ideologia estatista; pelo contrário, defende a própria extinção do aparelho de Estado, percebido como a forma mais elevada de hierarquia e superestrutura burguesa. Nesta lógica, a polícia torna-se o braço armado do sistema capitalista, com o objectivo de manter o status quo e evitar a ameaça da luta de classes. Para compreender como centenas de pessoas saíram à rua, recorrendo até à violência, aos insultos e às provocações, em resposta ao que poderia parecer à maioria um incidente isolado, um incidente relacionado com a intervenção policial ou uma simples questão de ordem pública, é necessário compreender que a esquerda ainda pensa em termos de luta de classes. A interseccionalidade da opressão, originalmente nascida nos círculos feministas, opera neste contexto como uma chave mestra ideológica, útil para ligar cada notícia a um sistema de poder considerado opressor e estrutural.

A crise da presença da esquerda

O protesto pode ser lido de duas formas: como uma força motriz para a mudança e a criação de uma sociedade “justa”, ou como um sintoma de ressentimento atávico e de extrema frustração. Uma exigência de justiça, ou de vingança, que acaba por reafirmar mais uma vez a subserviência de quem a formula, identificando-se com as próprias categorias do sistema que afirmam derrubar. Uma nova moral escrava, combinada com um culto da lamúria, vagamente reminiscente da “crise da presença” de De Martino: a perda de um fundamento humano que, perante o colapso dos grandes dogmas do século XX e do socialismo, já não consegue dar sentido ao sofrimento individual e à história real. Despojada das suas antigas ferramentas interpretativas, como o marxismo ortodoxo e determinista, a esquerda procura refúgio em superestruturas que roçam a conspiração, como a interseccionalidade, em vez de admitir o fracasso do humanitarismo dogmático e a realidade do conflito permanente e da supremacia como factos incontornáveis.

Tal como os camponeses pobres do sul de Itália nos anos 50 usavam o paganismo e as práticas mágicas para superar a sua condição de subordinação e frustração, hoje os recém-despossuídos e a classe escravizada usam visões do mundo pré-fabricadas para explicar a realidade.

O capitalismo absorve o protesto

A classe dominante da época, ou seja, a Igreja Católica, acabou por absorver as práticas mágicas do sul, fundindo-as num sincretismo religioso. Hoje, o capitalismo contemporâneo faz o mesmo com o pensamento de esquerda, porque este sistema não reprime a oposição, mas absorve-a e torna-a inofensiva. O marxismo ortodoxo, obstinadamente enraizado numa análise puramente económica da sociedade, funde-se assim num sincretismo com o marxismo gramsciano, que se centra na cultura e tem um carácter mais historicista. Nesta perspectiva, o protesto anti-racista não causa impacto na estrutura de poder, que paradoxalmente acaba por acomodar as reivindicações da oposição neo-1968, mas constitui a sua própria espinha dorsal. Os dogmas humanitários e as manifestações de rua são perfeitamente tolerados pelas estruturas económicas e mediáticas dominantes do capitalismo líquido, que exige estruturalmente a remoção de todos os resquícios de autoridade e identidade, desde a família patriarcal até às fronteiras nacionais.

Capitalismo líquido e neomarxismo

As grandes convulsões humanas não podem ser reduzidas a contingências económicas, embora nesta parte do hemisfério acreditemos firmemente que a economia e o bem-estar são os principais parâmetros para avaliar uma civilização. Esta é uma visão puramente pós-histórica, representando um novo ponto de contacto entre o capitalismo líquido e o neomarxismo. Em ambos os casos, o homem é reduzido ao nível de um animal, para quem o simples fornecimento das necessidades básicas de subsistência material seria suficiente para pôr fim a toda a hostilidade. Assim, qualquer visão metafísica ou espiritual da existência é negada, reduzindo a ação humana à simples administração burocrática das necessidades básicas. Os neomarxistas vêem-se, pela primeira vez, catapultados para um mundo que lhes oferece uma liberdade de escolha desconcertante: quem ser, o que pensar, o que fazer.

Enquanto o trabalhador do século XIX analisado por Marx sofria uma coação física e psicológica real, ligada ao ritmo de produção e à linha de montagem, o militante antifascista de hoje é, muitas vezes, a expressão direta das classes média e média-baixa: estudantes universitários que vivem longe de casa, sustentados financeiramente pelas suas famílias, cujos protestos não derivam de uma privação material concreta, mas de um mal-estar existencial.

O substituto da luta de classes

A violência contra as forças da lei e da ordem, consideradas por Pasolini como o verdadeiro proletariado, não é mais do que um substituto de um conflito de classes inexistente, utilizado para encobrir a incapacidade de dirigir o próprio futuro. Incapazes de gerar valor concreto para si e para os outros, os neomarxistas acabam por se deleitar num ideal baseado inteiramente na vitimização, ao ponto de nomearem as suas insurreições em homenagem a Espártaco, o famoso escravo rebelde. Quem se percebe ontologicamente como escravo não pode deixar de simpatizar com quem personifica a figura do marginalizado e excluído social, transformando a pobreza em virtude e a condição de subordinação em identidade plena.