por Nicolas Gauthier in Éléments
Há uma semana, Marine Le Pen deu um salto para o desconhecido. E não apenas em relação ao sistema judicial; o principal perigo residia na reacção dos seus apoiantes e eleitores. Agora, as coisas começam a ficar mais claras.
O adágio é conhecido: uma sondagem por si só não nos diz grande coisa; mas três sondagens a indicar a mesma coisa já são alguma coisa. Em primeiro lugar, temos o inquérito do Ifop, realizado para a LCI e o Le Figaro. Depois, a sondagem da Elabe, para a BFM TV e o La Tribune Dimanche. E não podemos esquecer a última, compilada por outro instituto, o Cluster 17, para o Le Point.
O que nos dizem estas três sondagens de opinião? Que o público francês, em geral, não está chocado com a decisão tomada pela líder do grupo Rassemblement National, mesmo que um terço critique Marine Le Pen pela sua ousada atitude. Prova disso é que continua a subir nas intenções de voto para a primeira volta: 35% no cenário com Édouard Philippe (19%) e 36% no cenário com Gabriel Attal (15%). O Cluster 17 obteve os mesmos resultados, embora tenha medido os franceses que “queriam que um determinado candidato ganhasse” mais do que os votos que provavelmente dariam: 30% para Marine Le Pen, 17% para Édouard Philippe e 6% para Gabriel Attal. A “saga jurídica” de Marine Le Pen parece, assim, ter tido apenas efeitos anedóticos.
Jean-Luc Mélenchon está a esfregar as mãos de contentamento…
Jean-Luc Mélenchon, que também deve ter ficado encantado com estas sondagens, é evidente que é ele que estar a ganhar terreno de forma constante. Para ele, a possibilidade de uma segunda volta contra o seu arquirrival já não é um cenário hipotético. Em síntese, a dinâmica eleitoral é clara: a do Rassemblement National (União Nacional) de um lado e, do outro, a da La France Insoumise (A França Insubmissa). Considerando estas três sondagens de opinião, é de salientar que Marine Le Pen é a favorita em todos os três cenários possíveis de segunda volta, contra Gabriel Attal (54% a 46%), Édouard Philippe (52% a 48%), Raphaël Glucksmann (58,5% a 41,5%), Bruno Retailleau (56% a 44%) e Jean-Luc Mélenchon (67,5% a 32,5%). Uma das razões para este sucesso reside na mudança de dois grupos anteriormente resistentes ao voto na União Nacional: a direita burguesa e os reformados, como observou Bernard Sananès, director do instituto de sondagens Elabe.
É claro que não se pode enfatizar demasiado que estas são apenas intenções de voto actuais e não revelam, de forma alguma, o resultado final da eleição. Em nove meses, tudo pode acontecer, acontecimentos imprevistos e inesperados.
No entanto, estas pesquisas indicam que esta dinâmica está de facto presente. O Rassemblement National está em movimento, assim como a La France Insoumise. Marine Le Pen está a colocar a direita na defensiva, enquanto Jean-Luc Mélenchon está a levar a esquerda à ruína. Entre eles está o bloco centrista, que lançou uma campanha desorganizada. Como afirmou Le Pen numa entrevista ao Le Journal du Dimanche, a 12 de Julho: “Na minha opinião, existem dois adversários principais: o adversário de centro-direita e o adversário de extrema-esquerda.” Os adversários do centro são hoje numerosos. Mas talvez não por muito tempo. Existe uma tendência bastante patética nas actuais campanhas presidenciais: alguns declaram-se candidatos não para se tornarem Presidente da República, mas para depois negociarem um cargo ministerial. Um ambiciona o cargo de Primeiro-Ministro, outro o de Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Justiça ou de alguma outra pasta. É uma completa deturpação da eleição presidencial. O resultado desta deriva? “Sem dúvida, haverá muito menos candidatos na linha de partida do que hoje. No final, haverá um candidato centrista. Resta saber se esse centrista será uma figura de centro-direita ou de centro-esquerda. Mas, em qualquer caso, será uma continuação das políticas de Emmanuel Macron.” Isso é certo, mesmo que muitos dos nossos colegas continuem a apostar num confronto entre Jordan Bardella e Marine Le Pen. A potencial candidata às eleições finais foi certamente abalada pelos acontecimentos recentes, mas parece estar a recuperar, a avaliar pela entrevista dada ao Le Figaro a 13 de Julho: “Marine Le Pen aspira a presidir França. Quero governá-la.” A festa acabou.
Bardella minimiza Retailleau…
O partido de Jean-Luc Mélenchon é também bem gerido, embora de uma forma algo mais rígida, quase sacerdotal. De facto, na LFI, não há espaço para nuances. Um partido, uma linha, um líder. Os aliados devem submeter-se ou demitir-se, ao contrário do RN, que acomoda os seus aliados da UDR (Union des Democrates et Independents), liderada por Éric Ciotti, antigo presidente do LR (Les Républicains). Ainda sobre este assunto, e a propósito do seu sucessor, Bruno Retailleau, Jordan Bardella prevê: “Acabará por se juntar a Édouard Philippe. Não é um candidato presidencial sério, mas sim o próximo apoiante dos macronistas desiludidos. A diferença entre Laurent Wauquiez e Bruno Retailleau reside no facto de um se ter comprometido com o verão, o outro esperará até ao inverno.” Essa é a situação atual. E o alegado confronto final entre o RN e a LFI poderá não se desenrolar como se esperava, uma vez que o bloco centrista ainda não teve a palavra final. Mas, para alcançar este objectivo, alguns esforços serão provavelmente bem-vindos, a julgar pelos sites oficiais de Édouard Philippe e Gabriel Attal – por razões de caridade cristã, não mencionaremos o de Raphaël Glucksmann, que é tão animador como uma refeição sem vinho. Aí, Édouard Philippe diz-nos o que é preciso fazer, algo que nunca fez, em relação à imigração e à insegurança. Já Gabriel Attal nem sequer menciona estes assuntos. “Continuem assim, pessoal. Estão numa ladeira escorregadia, estão a acumular dívidas.” Esta frase de Michel Audiard apareceu no filme de Georges Lautner, Les Tontons flingueurs (1963). A história continua a ser relevante, sobretudo quando Méluche, o tio irascível, regressa para acertar contas, enquanto a tia armada permanece à espreita, pronta para eliminar qualquer potencial malfeitor.
